Almoço rápido com salada e carne

Já dei a dica de como fazer arroz e feijão rápido, aí fica faltando o resto: o que chamamos de “a mistura”. Durante a semana eu só vou usando o que tenho e quando tenho mais tempo já agilizo meu lado da seguinte forma:

Saladas

Assim que chego do supermercado com vários legumes, já lavo tudo, descasco e dou uma “trabalhada” neles:

cenoura: lavo, corto as pontas, descasco (passando a faca várias vezes por ela) e enxáguo.

beterraba: descasco como batata, lavo bem e corto ao meio.

pepino: retiro a casca, corto as pontas e enxáguo bem.

Passo tudo no processador, ralando as cenouras e beterrabas, fatiando o pepino. Guardo em potes de plástico separados e tampados na parte de baixo da geladeira. Como têm tampas cabem vários, basta empilhá-los.

chuchu: descasco, corto em 4 e coloco numa bacia com água, senão  a mão fica grudenta depois. Retiro aquele miolo do meio, corto cada parte em 3 fatias.

abobrinha: lavo bem, corto as pontas, enxáguo bem e corto em fatias grossas.

couve-flor e brócoli: lavo bem, corto em pedaços, coloco na panela de pressão e cubro com água e sal. Quando pegar pressão conto 3 minutos, desligo, tiro a pressão, abro a panela e escorro.

A abobrinha e o chuchu não devem ir à panela de pressão porque cozinham depressa. Coloque na panela (separados), cubra com água, adicione sal a gosto,  quando começar a ferver abaixe o fogo. Vá furando com o garfo para ver se está bom. Deve ficar macio mas consistente (não ficar quebrando ou desmanchando fácil).

Alface e outras hortaliças – lave bem, separe as folhas. Corte ou rasgue (a alface não pode ser cortada, tem que ser rasgada com a mão ou perde grande parte das vitaminas). Escorra bem a água e coloque dentro de um tuperware grande na parte de baixo da geladeira.

Escorra os legumes e coloque cada um num potinho, depois de esfriar coloque na geladeira com os outros legumes. Depois descasque duas cebolas, corte em fatias finas e coloque também num potinho tampado na parte de baixo da geladeira.

Na hora do almoço, coloque um galheteiro na mesa, abra e coloque 2 ou 3 de seus “potinhos de legumes” na mesa. Corte tomates em rodelas finas e jogue um pouco da cebola do potinho por cima e leve à mesa também. Coloque o potão de alface ou hortaliça também.

Enquanto vai preparando a mesa, coloque uns bifes para grelhar no seu grill (leva entre 5 e 10 minutos). Se for assar carne na churrasquita coloque antes, demora entre 15 e 20 minutos para ficar pronto e se forem pedaços grandes você precisará virá-los pelo menos uma vez com o auxílio de um garfo grande para que assem por igual.

Assim que os bifes ficarem prontos chame a turma. Cada um escolhe os legumes que irá comer e poderá temperá-los à gosto no próprio prato. Em poucos minutos você tem uma refeição variada e saudável.

Anúncios

Tags: , , ,

2 Respostas to “Almoço rápido com salada e carne”

  1. Suzy Says:

    Zailda, estou apaixonada pelo teu blog. Não tem noção de como me ajudou. Moro do mesmo prédio da minha loja, onde meu marido tem uma gráfica e todos os funcionários comem na firma onde não tem cozinheira e então a cozinha sobra para mim todos os dias. Não somos muitos mas em torno de 9 pessoas, contando com meus 3 filhos. Tenho vontade de morrer todas as manhãs pois é um martírio ter de ir para a cozinha, sempre atrasada, cheia de serviço e sem falar que não sou nada fã das lidas domésticas em geral, incluindo a comida do dia-a-dia.
    Vou usar tuas dicas que foram incríveis no meu dia-a-dia. Depois venho aqui e te conto o resultado.

    Beijos e continua colocando idéias práticas para nos auxiliar.

  2. Luis Donaldson z Says:

    quando retirar a forma do forno, deixe terminar de esfriar em temperatura ambiente e só depois coloque na geladeira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: