Feijão sempre novo

Não é todo dia que tenho tempo pra ficar horas na cozinha, então cozinho bastante feijão de cada vez. Coloco meio quilo de feijão numa baciazinha, cubro com água. Depois de uma hora mais ou menos, escorro a água, lavo bem o feijão debaixo da torneira em uma escoadeira (dessas que se usam para arroz), coloco na panela de pressão e coloco 2/3 da panela de água.

Quando pega pressão eu abaixo o fogo ao máximo e deixo de 20 a 30 minutos (depende de sua panela e também do feijão que você está cozinhando). Para saber o tempo exato, da primeira vez que usar uma panela ou que cozinhar um tipo de feijão, abra a panela aos 20 minutos de cozimento e veja: se o feijão estiver macio (desmanchando quando apertado com as costas de uma colher) está bom. Se não, feche novamente a panela e cozinhe por mais 10 minutos.

Depois do cozimento, coloco a panela na pia, levanto o pino e abro a torneira em cima. Assim que para de sair ar eu desligo a torneira, abro a panela, coloco em tupewares sem tampa até esfriar e quando esfria eu tampo e coloco um na gaveta embaixo do congelador, os outros dentro do congelador.

Um pouco eu já uso no mesmo dia, jogo o “tempero da Zazá” na panela, refogo e coloco o feijão. Adiciono sal e dou uma amassada nos grãos para que engrosse o caldo. Deixo ferver entre 5 a 10 minutos (até engrossar o caldo.)

No dia seguinte à hora do almoço retiro o potinho com feijão da gaveta debaixo do congelador, refogo o tempero numa panela e faço do mesmo jeito que no dia anterior.

Importante: ao tirar o potinho da gaveta debaixo do congelador, retire um dos potinhos que estão no congelador e coloque na gaveta. Se você esquecer vai ter que descongelar no microondas antes de fazer, e adeus praticidade!

Como variação, ao cozinhar o feijão, acrescento na panela de pressão alguns pedaços de bacon cortados em cubos grandes. Fica delicioso mas cuidado! Não faça sempre assim porque tem bastante gordura e pode não ser bom para a saúde de seus entes queridos. Faça de vez em quando, só para variar e adicionar sabor ao seu feijão.

Outra forma de variar é na hora de refogar junto com o tempero adicionar um dos ingredientes abaixo:

Salsa, cebolinha ou coentro bem picados (adicione depois de refogar e dê só uma misturada com o tempero antes de jogar o feijão).

1 envelopinho de Sazón para feijão (o do pacotinho marron)

algumas colheres de molho de carne ensopada que sobrou do dia seguinte

2 folhas de louro bem picadinhas (são encontradas secas no balcão de temperos do supermercado)

Pode adicionar um, alguns ou todos. Eu normalmente adiciono só um deles de cada vez que vou preparar, mas o gosto é seu e de sua família.

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: