Os ajudantes da cozinha

Se você não é uma “cozinheira de mão cheia” ou tem pouco tempo para dedicar às “artes culinárias” precisa ter alguns ajudantes que irão reduzir bastante o tempo que você gasta para preparar o rango. E podem até disfarçar sua falta de jeito pra coisa.

Como eu não sou lá essas coisas na cozinha e nem quero passar o resto da minha vida lá entre potes e panelas, tenho um exército de ajudantes:

Forno de microondas – o maior amigo da dona-de-casa que não quer ficar sujando panela a toda hora pra requentar comida, fazer pizza ou o que mais sua turma inventar pra emporcalhar a cozinha e te torturar. Em vez de especializar-me no forno e fogão, tornei-me piloto de microondas. E com esse aliado qualquer pessoa que saiba ler instruções em português consegue fazer uma lasanha maravilhosa em 12 minutos. Basta comprá-la semi-pronta e botar no microondas pra terminar de “chegar”. Depois é só correr pro abraço. Pra mesa, quero dizer. E há muitos outros pratos para um jantarzinho prático ou almoço para 2 ou 3 pessoas quando você não está a fim de passar horas na cozinha.

Se você prefere passar a tarde toda preparando a massa, cortando, montando sua lazanha, o azar é seu, quem manda ser masoquista?

Liquidificador e batedeira – nem preciso explicar, desde o século passado, os maiores aliados de quem quer fazer rápido e bem feito.

Processador – perfeito para fazer um monte de saladas, cortar legumes, temperos, ralar queijo, picar chocolate e o que mais você inventar. Para quem curte cozinha, melhor que celular. Eu não curto.

Máquina de fazer arroz – já falei de minha “melhor amiga” aqui, quem tem uma sabe do que estou falando. Adeus arroz papa, queimado, duro e o que mais nós conseguirmos aprontar com nossa santa ignorância na cozinha. Bote pra fazer e vá ver TV, vá para o salão ou vá trabalhar. Quando for comer estará lá, pronto e quentinho.

Churrasquita – é uma panela com um furo no meio, com uma grelha dentro e uma tampa. Você leva ao fogão, acerta o furo dela no queimador, coloca 1 copo dágua na parte de baixo e carne na grelha. Em poucos minutos a carne estará assada e a gordura vai toda para a parte de baixo. Sem muita sujeira, sem fumaça e saudável. Eu gosto de usar para assar linguiça (fure com o garfo antes de colocar), asa ou coxa de frango.

Grill – perfeito para um bife grelhado, um filé de peito de frango no ponto ou uma bisteca bem passada. Para carne de porco deixe mais tempo, ela não pode ficar mal passada. Enquanto ele assa a carne, ponha a mesa ou dance um tango com seu marido na sala.

Cafeteira – antes dela, era um desastre fazer café. Uma hora ficava fraco, noutra forte demais. E sempre havia várias vasilhas pra lavar depois. Que tal aderir à turma da “preguiça inteligente”? Se você levanta todo dia correndo pra ir trabalhar, deixe já o coador com a medida que você gosta de café e água na jarra. Quando entrar no banheiro para tomar banho passe correndo por ela e ligue-a. Assim que terminar seu banho, adoce o café e desligue-a (não esqueça dessa parte, principalmente se estiver saindo para trabalhar…).

Com esse batalhão de ajudantes, até eu me viro bem na cozinha.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: