A boa e velha canjica (do meu jeito)

Eu não sou boa cozinheira e “apanho” até pra fazer arroz. Pra dar um jeito nisso comprei uns livros de receitas mas ele só fizeram confirmar a impressão que eu já tinha desde anteriores (frustradas) tentativas de aperfeiçoar-me na arte de transformar um filé em algo que se possa digerir e não cause repugnância ou risos: só existem receitas intrincadas e complicadas, com termos que eu, leiga que sou, desconheço totalmente.
Não sei diferenciar um pé de alface de um pé de chicória (vai lá saber o que é isso…) e acho que o que falta nesses livros é o básico do básico, ou seja: como fazer coisas simples pra não morrer de fome e pra variar um pouco.
Como não sou egoísta vou transcrever aqui aquilo que comigo der certo, mas vejam, nada de muito “rebuscado”, não sou fissurada no assunto, cozinho por um motivo mais ou menos óbvio: tenho que comer.
Essa canjica ficou ótima, então vou partilhar a experiência.

Ingredientes:

  • 1 pacotinho de canjica (você poderá encontrar facilmente – ou não, depende do supermercado – naquela seção onde há pipoca para microondas)
  • 2 copos de leite de caixinha (também chamado longa-vida, a marca não importa. Usei o integral, se você está de dieta, tente o semi-desnatado se for uma dieta rápida ou o desnatado se é uma dieta de vida-ou-morte
  • 1 lata de leite condensado – se estiver de dieta, pule esse
  • 1 pacote de coco ralado (sim, ele já vem ralado, aquela parte branca, que fica dentro daquela casca marrom que a gente sempre tem que pedir pra alguém quebrar)
  • 1 xícara de chá de açúcar (não é pra fazer “chá de açúcar”, você pega o açúcar e enche uma xícara grande daquelas de tomar chá)
  • 6 cravos (são uns pauzinhos com uma “florzinha” seca na ponta que servem pra dar um gosto especial à comida, geralmente doce, mas se quiser tentar na salgada vá por sua conta, eu ainda não tentei…
  • muita paciência (o ingrediente mais importante, porque esse prato demora um pouco, se bem que o resultado compensa, se você fizer tudo direitinho…)

Como (tentar) fazer

Se você vai fazer apenas pra você e seu marido e – digamos – um filho que não seja muito comilão, bote metade do pacotinho de canjica de molho na noite anterior ao dia que vai fazer o doce, se for fazer para um batalhão use o pacotinho todo.

No outro dia escorra a água onde a canjica esteve de molho e coloque-a numa panela de pressão com 1 litro de água (para meio pacotinho) ou 2 litros (se botou o pacote todo, sua gulosa!) junto com os 6 cravos e assim que pegar pressão (quando a panela começa a fazer aquele “barulhinho” na hora que a gente até já esqueceu que estava fazendo um doce e está sossegada vendo TV) corra de volta pra cozinha e abaixe o fogo no mínimo e deixe cozinhar por uma hora.

Depois de uma hora naquele “tchi, tchi”, deslique o fogo e retire a pressão antes de abrir a panela. Eu coloco um garfo no pino (aquele que há na parte de cima da tampa da panela e fica girando) de forma que a pressão vai saindo devagarinho e não faz muita sujeira na cozinha (dependendo do que a gente está cozinhando). Espere esfriar por meia hora e acrescente o leite, o leite condensado, o açúcar e o coco ralado, mexa bem com uma colher de pau.

Pode ser servido quente, frio, gelado, no café da manhã, lanche da tarde ou sobremesa. Com certeza todos vão repetir, elogiar e nem vão desconfiar o trabalhão que deu…

(zailda coirano)

Anúncios

Tags: , , ,

85 Respostas to “A boa e velha canjica (do meu jeito)”

  1. almerinda Says:

    Minha querida Zailda, hahahahaha, gostei demais da sua receita, tudo muito bem explicadinho, nos seus miiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinimos detalhes,gostei.
    Espero receber outras receitas com muitos detalhes tambem,na hora que eu tiver alguma receita muito boa, envio para você.
    Um abraço.
    .

  2. zailda Says:

    Obrigada pelo comentário, eu sempre achei que as receitas são feitas para as experts, as que não sabem nada de nada não conseguem fazer. Mas é claro que esse blog é também uma forma de tratar o problema com humor, mas as receitas são de verdade. Pode deixar que vou postar outras, e quando tiver alguma me envie que terei prazer em publicar.

  3. rosangela Says:

    Muiito legal a receita diga-se de passagem seu senso de humor deve ser otimo!!!Rsss!!

  4. Haron Says:

    adoreii, eu to com vontade de comer canjicae não sei como faz:P
    aqui em casa quem faz comida é eu (menino) e meu pai, então…
    aiodjsioajdsioadj
    adoreia receita!!!! voufazer amanhaaa

  5. Romilda Says:

    Adorei seu humor. Uma gracinha.
    Aqui de longe, no Canada, vou usar sua receita agorinha mesmo.
    Trouxe canjica do Brasil nesta ultima viagem que fiz.
    Abracos,

  6. VANESSA Says:

    AMEI SUA RECEITA VOU FASER PARA VENDER NA CANTINA DA igreja.

  7. sheila roberta Says:

    Adorei sua receita…
    Indiquei pra minha irma casada ha 2 anos que outro dia foi fazer um bolo e colocou 15 xicaras de trigo e so nao colocou mais porque acabou.
    A receita pedia 3/5 e ela entendeu 35 kkkk
    Vleu
    bjos
    Sheila

  8. Elisangela Torres Says:

    Quando li a receita achei super fácil fazer a canjica, vc foi bem prática tanto na explicação quanto da descontração, não vejo a hora de prová-la!!!! Que delícia…. Bjs

  9. Thayane Says:

    gostei muito da sua receita, pois foi bem explicada e você ainda me fez rir muito com o seu jeito bem humorado de passar uma receita.

    • Zailda Coirano Says:

      Oi O jeito que encontrei para lidar com essa minha falta de habilidade na cozinha foi fazer piada com minhas desventuras e pelo que vejo muitas amigas compartilham comigo essa falta de dotes culinarios. Zailda Coirano

  10. Theo Says:

    Zilda, adorei sua maneira divertida de nos passar a receita da canjica rsrsrsrsrsrsrsrsr . Obrigada .

  11. Lucia Says:

    Estou fazendo a canjica agora, pois comprei o tal pacotinho, sem saber o q fazer, e então corri pra net, aí vc me salvou…
    obrigada, adorei seu jeito simples e tranquilo de explicar…sem muito lenga lenga…
    bom domingo e boa canjica

  12. rosa torrezan Says:

    gostaria de saber se há outra forma de se utilizar a canjica a não ser a tradicional, com leite, amendoim, coco

  13. Rosely bezerra dos Santos Says:

    Oi tudo bem Zailda?
    amei a sua forma de nos presentear com a sua receita
    diferente e objetiva, você tem um dom divino de atrair as pessoas.
    EU achei interessante pois aqui na Bahia nós chamamos a canjica qui você faz de munguza.
    o qui importa é qui vocês valorizam as nossas comidas.
    Beijos

  14. janete furquim Says:

    Dei muita risada com sua receita amei seu jeito bem humorado de fazer
    a canjica vou fazer hoje mesmo bjs

    • Zailda Coirano Says:

      Ola Melhor do que rir da desgraa alheia aprender a rir dos prprios erros, concorda? Eu resolvi ver o lado engraado de minha falta de destreza na cozinha. Obrigada pela visita Zailda Coirano

  15. mayane Says:

    oi eu amei sua receita,mto bom continue assim ensinando as pessoas com detalhes…um abraço

  16. Adriana M. Says:

    Zailda minha fia que nome é esse,mas tudo bem.Pois sua receita de canjica supera tudo e qualquer coisa esótica que ouver.Menina minha canjica ficou um espetaculo,e eu coloquei todos os ingredientes que vc pedio,pois eu ñ estou de dieta,ñ estou fazendo regime ou coisa parecida.E mesmo aqueles que estavam fazendo comeram também e acharam o máximo.Sou bem leiga no assunto de cozinha,mas com vc minha querida foi linduuuuuuuuuuuuuu.Amo as coisas bem explicadinhas,ñ sou loira mas ñ sei coinhar mesmo.Beijos,muito obrigadaaaaaaaaa.

  17. Juliana Says:

    oi, Zailda…

    Bem, eu apesar de não ser uma expert na cozinha, graças a treinamento de choque (morei sozinha por quatro anos, tive que aprender a cozinhar na marra, para não morrer de fome…rs!) , vou me virando bem.

    Eu adorei sua receita, bem explicadinha, não tem como errar, afinal de receita complicada o mundo está cheio…

    Eu farei umas 300g de canjica, pois o maridão é comilão…rs.

    Eu vou experimentar hoje, depois posto o resultado…

    Se vc desejar posso passar uma receita de panqueca facinho de fazer…que eu já experimentei e até o maridão que não sabe cozinhar conseguiu fazer.

    beijos

    • Zailda Coirano Says:

      Juliana, eu até passaria a receita de panqueca, mas ainda vou comprar uma frigideira especial (daquelas que têm dois lados e a gente fecha como se fosse uma ostra) porque sempre acontecem “acidentes” na hora de jogar pra cima pra virar, uma vez a panqueca foi parar no chão e em outra, em que ainda estava meio mole (virei cedo demais) ela grudou no teto e tive que subir numa cadeira pra tirar de lá…

  18. RuDINEIA Says:

    oiiii,hoje sabado estou aki com uma doida vontade de comer canjica
    mas infelismente nao sei fazer…dei uma navegadinha aki e fis sua receita…..
    valeu a pena,,, adorei
    poste mais que vou adorar…

  19. laynne Says:

    oi zailda meu marido queria comer canjica mas eu nao sabia fazer ai vim aki8 na net e encontrei a sua receita e acabei de por a canjica no fogo muito obrigada vc explica direitinho

  20. ALINE Says:

    amei parabens vc foi muito objetiva mais tenho uma pergunta tem como fazer a canjica sem deixar de molho???????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Zailda Coirano Says:

      Aline, sempre que eu tento “adaptar” alguma receita que já está dando certo o resultado é desastroso. Tente aí fazer sem deixar de molho e se der certo nos conte como foi.

  21. Am Says:

    Ri muitão doce tentando fazer ieu entender oq num sei kkkkkkkkkkkkk vá lá, tenho desconto, sou homem..mas vim em busca de receita òhhhhhhhhhhhhhh so até q legalzinho na cozinha, pelo menos sei distinguir alface de agrião e chicorea kkkkkkkkkkkkkkkk..sou judeu e médico, e depois qdo der te passo uma receita de bolo de doce de abobora q aprendi com minha mãe, e ota de nhoq q aprendi com minha cunhada..obrigado pela receita nos minis detalhis..vc é legal…

    • Roselyda Says:

      Am, passe logo a receita aqui mesmo, nunca pensei que pudesse fazer bolo de doce de abóbora… e também do nhoq da cunhada, rsrs…

  22. Gislene Says:

    Zailda, não vejo a hora de fazer a sua receita estava morrendo de vontade de comer canjica ,e adorei sue senso de humor e não se preocupe assim como vc existem milhares de pessoas que não se dão bem na cozinha assim como eu .Um abraço

  23. Cátia Peralta Says:

    Bôa tarde Zailda!!

    Adorei a sua receita de canjica, fui procurar uma que fosse bem simplificada, pois sou péssima na cozinha e hj bateu aquela vontade de comer canjica(rss).Tenho uma dúvida: Quando o grão já está cozido a gente mistura os demais ingredientes na agua que ainda sobrou na panela ou tem que dispensar essa agua e misturar o grão com o leite e d+ ingredientes ?Sempre tive dúvida se a agua do cozimento é dispensada por completo.Grata por sua atenção e aguardo a sua resposta,
    Atenciosamente,
    Cátia-RJ

  24. Aline Says:

    Parece até q fez essa receita especialmente pra mim, pq sempre q alguem me explica e faço nunca dá certo, já essa é otima. Bjus Parabéns

  25. paula braz Says:

    realmente essas receitas não são como as suas, nos mínimos detalhes. O que faz uma grande diferença para quem assim como nós não somos experts no monstro da cozinha…

  26. Juliana Says:

    Muito boa e Gostosa…
    Obrigada pela Ajuda !!!
    Fica com Deus.
    Bjus.

  27. NEIDE SILVA MACHADO Says:

    OLÁ ZAILDA… MAS DESSE SEU JEITINHO TODO ESPECIAL DE EXPLICAR COMO SE FAZ UMA CANJICA, SÓ UM TONTO NÃO VAI APRENDER FAZER ESSE TREM SÔ ….KKKK ADOREI
    BJS

  28. Nivea Says:

    Gostei, mas explicado q isso impossivel.

  29. Nilton Farias Says:

    Ola Zilda, tenho 40 anos sou um cientisna na cozinha as vezes mudo as receitas tipow , acrescento ou diminuos algumas coisas, desastres acontecem, mas segui sua receita, e eu e minha família adoramos, obrigado e parabens.

    • Zailda Coirano Says:

      Nilton, eu também fico fazendo experiências e às vezes o resultado é um baita de um desastre, em outras dá tudo certinho. Teve uma vez que eu fui fazer um pudim de coco e achei que em vez de colocar em banho-maria seria melhor colocar direto no forno. Esqueci o pudim lá por uma hora e meia, virou um bom-bocado e ficou uma delícia.

  30. edson faria Says:

    muito boa essa receita hein zilda valeu abrs

  31. Andressa Says:

    Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei essa receita, tenho apenas 12 anos maas estava com uma vontade de comer canjica !!
    Agora que eeu jáa seei ! Vou fazer I M D I A T A M E N T E ! Obg, ZILDA

  32. aila cristina galvão Says:

    oie gente gostei muito disso ai tá vcs são mestres mais essa receita é grande

  33. maggie Says:

    kkkkkkkkkk adorei ta!!! vou fazer a canjica agora,um abraco obrigada!!!

  34. Eunice Says:

    Olha só… Eu sou detalhista mas não saber o que é cravo já é demais. É brincadeira mas tem gente que não sabe mesmo. Esse negócio de não darem receitas simples tipo: arroz, macarrão, carne de panela, sei lá de todo o tipo de comida. Parabéns vou tentar fazer a cangica agora. Abração!!!!!!!

    • Zailda Coirano Says:

      Sei lá, pode ter gente que ache que cravo é a flor. Eu não sabia o que era noz moscada, achei que era uma noz (daquelas que comemos no natal) e que era deixada para que as moscas pousassem nela até cansar. Ai, que nojo!

  35. leticia Says:

    Minha querida Zailda, hahahahaha, gostei demais da sua receita, tudo muito bem explicadinho, nos seus miiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinimos detalhes,gostei.eu tb confesso qe sou um horro na cozinha sabe rsrsr mas adorei de mas a sua receita vc esta de parabens….

  36. Mara Lú Says:

    Zailda e demais, eu já havia começado a fazer a canjica (metade do saquinho, algum tempo de molho (sem seleção de grãos) e toquei na panela com o tanto de água que achei que cozinharia a canjica e não explodiria a cozinha). De repente!! Quanto tempo? Procura na NET! Achei as tuas dicas. Acho que não fui tão mal. No fim das contas deixei mais 20 min depois de começar o tchiiii. Ainda não abri a panela, vamos ver. Qto as receitas, esses dias queria cozinhar milho, milho é duro! Eu queria colocar na pressão, quase fui linchada. É… o milho cozinha rápido!!
    Abraços!!

    • Zailda Coirano Says:

      Pois eu faço o milho na panela comum, sem sal (dizem os entendidos que se colocamos o sal, demora pra cozinhar e fica duro). Depois é só pincelar um pouco de manteiga e polvilhar o sal.

  37. Ramon Says:

    Nossa… muito bom, gostei de vc!!!e da receita**

  38. Mariana Says:

    Adorei a receita (ri muito) e fiz direitinho. Ficou deliciosa!
    Obrigada por compartilhar…

  39. marcia Says:

    olá querida!Parabéns pelo seu humor e também pela ótima receita.Eu era como você(embora só conheça alface e couve) , mas com a ajuda da net ,me transformei em uma chef.É só ter boa vontade e uma pessoa bem legal como você para passar a receita. Beijos.

  40. grace Says:

    não precisa exprica desse jeito quem não saber o que e uma xicara

    • Zailda Coirano Says:

      Grace, me desculpe o mau jeito mas acho que você não entendeu bem a proposta do blog. Além do mais, fale só por você. O que pode parecer simples pra você, talvez não seja tão simples para outros. Se não tem bom humor, deixe que a gente se divirta por aqui enquanto você visita outros blogs mais “sérios’.
      Zailda

  41. pedro Says:

    olá gostei muito do seu site e estou convidando vcs a participarem do nosso site de recados para orkut http://www.amorecado.com.br

  42. gabrielle caroliny gonçalves santos Says:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  43. João Marcos Says:

    kkkkkkkkk’
    valeew mesmo pela receita, vou tentar fazer uma surpresa pra minha namorada *-* , espero qe dê certo né (yn’
    Parabéns por conseguir me fazer entender, é raro isso ^.^
    abç…
    João Marcos

  44. INALDO Says:

    Olá amiga sua humildade é de
    incentivar qualquer pessoa inesperiente
    a correr para a cozinha.Gostei de sua
    receita bjs.bsb df

  45. ♪♫Leandra Soares Says:

    Zailda,sua receita,além de ser facinha de fazer e bem explicadinha,quase me matou de rir,chamei até meu filho pra ler.Mas cá entre nós,tem receita que é dificil pra caramba,quando eu me casei queria agradar o meu marido,fazendo comidas gostosas,até eu ler a primeira receita de um livro que eu havia ganhado…Quando lí”1 colher de sopa de farinha,eu me perguntei:como vou fazer sopa da farinha?”e tbm”1 colher de café rasa de sal”Pode uns trem desse?Não é caso de rí não!É caso de chorar!Mas hoje até que eu cozinho mais ou menos,obrigada pela sua receita e pelo seu bom humor,bjs

  46. MALYCO Says:

    ADOREI tua receita e me diverti bastante com teu humor… Continua assim, pq só faz a culinária ser mais interessante….Abraço

  47. Luiz Claudio (cacau) Says:

    Minha querida Zailda, quero te agradecer
    pois, eu sou separado e tive que aprender a cozinhar,
    a forma que vc explçique é fantástico
    gostaria de receber mais receitas

  48. LEILA SPITZ Says:

    na realidade nem sei como comecar…. enfim vamos la…. EU ADQUIRI UMA PANELA DE PRESSAO ELETRICA, POS=R SINAL E MARVILHOSA… POREM AINDA NAO SEI COMO POSSO FAZER UMA BOA CANJICA BRANCA NESSA PANELA CONFORME JA MOSTROU NA TV, POREM MOSTROU SERVINDO E NAO ENSINANDO COMO FAZER…. PORTANTO ESTOU APROVEITANDO ESSE ESPACO PRA TIRAR MINHAS DUVIDAS… ESPERO QUE ME RESPONDAM POIS JA PROCUREI FALAR COM O SHOPTIME DE TODO JEITO E NAO OBTIVE RESPOSTA…. OBRIGADA DESDE JA…. LEILA SPITZ

  49. Soraya Says:

    Zailda uma perguntinha… quando colocar os ingredientes restantes(após ferver a canjica)não se leva ao fogo?
    Já viu como esbanjo experiencia?
    Ah, nem se dê ao luxo de responder a pessoas mal humoradas como essa tal de Grace…

  50. lu Says:

    Muito legal essa receita. Parece deliciosa e é muito prática! Vou fazer amanhã
    mesmo. Ah, ia me esquecendo, vê se consegue uma receita pra pessoas mal
    humoradas.bjs

  51. Marcela Says:

    Hahahaha!!! Também nao sei fazer naaada na cozinha!
    Adorei Zailda, vou seguir do seu jeito hein!!
    Poste mais receitas pra gente! =)
    Precisamos de pessoas assim, que expliquem humoradamente os termos de culinária que ninguém (como nós) entende!! hahahahaha
    Aí tudo se torna mais fácil!
    Parabéns!
    Abraços.

  52. Margareth Says:

    Adoreiiiii como vc dá as dicas,eu sou casada e apanhooooo na cozinha ,vc explicaca direitinho,quero fazer a canjica amanha,mas consegui ter uma duvida: A AGUA QUE COZINHOU A CANJICA A GENTE JOGA FORA, OU COLOCA O LEITE JUNTO COM A AGUA DO COZIMENTO?
    millllll bjsssss

  53. camila Says:

    Ameii meus parabéns 1° pelo seu humor depois pela maneira bem legal de apresentar um receita. Espero que apareça nossa receitas com boas e simples dicas =D
    Bjãooo

  54. abigail Says:

    oi Zailda adorei sua receita explicadinha e ja vou sair daqui e por a canjica de molho tenho certeza que vai ficar um show Deus te abençoe bjs abigail

  55. tatiani Says:

    Zilda você é demais
    Adoreia o seu jeito de explicar as coisa bem humorada,
    vou comprar as coisa e farei amanhã.
    bjs Tatiani.

  56. oscar paulino de sousa Says:

    Simples de fazer e delicioso,olha que eu não tou nem ai para doces.eu minha esposa e meus amigos adoraram :parbéns.

  57. Gui Says:

    Muito bom mesmo vc deveria ir no mais você e ensinar pra todo Brasil em rede nacional como se faz uma canjica deliciosa com tanto humor e simplicidade.Nessa época do ano cai muito bem.Parabens…”

  58. elisiane Says:

    adorei as dicas,eu também nunca fiz canjica,mas acabei de colocar uma no fogo,vou seguir passo a passo a tua receita tomara que dé tudo certo.

  59. Élidi Ocroche Says:

    olaaa gostei muito da sua receita pois não sabia fazer canjica e também nunca tinha feito.. bom vou tentar fazer do jeitinho que você explico na receita e por sinal está muito bem explicadinho parabéns…e vamos ver no que vai da …kkkkk um bjão ah volto pra te falar se ficou bom

  60. Élidi Ocroche Says:

    Oieee boa noite voltei pra dizer q segui direitinho sua receita e deu super certo…todos aqui adoraram
    obrigadaaa!!!!

    um bjão fica com Deus

  61. Dani Says:

    Rsrsrs… Demais o seu jeito de explicar!!! Rsrs se todos fossem assim eu nunca erraria nenhuma receita!
    Obrigada, sucesso!

  62. LÚCIA M,ARIA ZANETTE SANDRINI Says:

    Adorei sua explicação. Para quem cozinha e para aquele que tem pouca experiência, o passo a passo está claríssimo. Parabéns!

  63. Rosana Says:

    Boa tarde!
    Adorei o seu jeitnho maneiro de fazer uma gosotsa canjica. Qdo comer a bichinha vou lembrar de vc e rir é claro. Depois que fizer a gostosura digo como ficou.
    Boa Páscoa para vc querida.
    Com carinho, Rosana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: